Projeto estimula e fortalece cultura maker na Rede Federal

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Alex Jorge da Rocha, participou do lançamento oficial da Rede Maker. O projeto, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), prevê a criação de Laboratórios de Prototipagem nas instituições da Rede Federal. A solenidade ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (31/5).


De acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, o projeto vai envolver 39 instituições das cinco regiões do país, a partir de 113 Equipes Gestoras formadas por estudantes, professores e técnicos administrativos que chegam a 1.3 mil membros, além dos colaboradores externos ou parcerias por eles estabelecidos com outros atores como associações, ONGs, centros de pesquisa e setor produtivo.


A primeira etapa do projeto foi lançada no primeiro trimestre de 2020, com o Edital 35/2020, que previu a criação dos Laboratórios de Prototipagem. Nessa fase o projeto era conhecido como IF Maker e, apesar dos contratempos gerados pela pandemia, ele foi desenvolvido. “O que estamos observando é uma ação bem coordenada que envolve capacitações, governança, incentivos financeiros e de pessoal”, pontuou o presidente do Conif.


“É uma ação transversal de Estado que vai atender a instituições de todas as regiões do Brasil. Isso nos traz um sentimento de pertencimento e esses projetos tem muito a contribuir com os arranjos produtivos das regiões onde há um laboratório. Vale ressaltar que a recomposição orçamentária das nossas instituições é importante para não deixar projetos como esse serem descontinuados”, completou Claudio Alex.


Segundo o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR) do MEC, Kedson Raul de Souza Lima, nessa primeira fase foram descentralizados mais de R$15,5 milhões para a criação de 113 laboratórios. “Algumas instituições da Rede Federal trabalham com esses espaços maker há tempos. Temos que ampliar esse acesso. Nossa meta é beneficiar toda a Rede”, afirmou.


A solenidade dessa terça-feira (31/5) marcou o lançamento da Fase 2 do edital, além de ter contado com a apresentação do novo conceito e logotipo da ação, que foi ampliada e rebatizada como Rede Maker. “Além da transformação e ampliação do projeto, estamos entrando em uma nova fase de incentivo à cultura maker – faça você mesmo -na Rede Federal”, pontuou o secretário da Setec, Tomás Dias Sant´Ana.


O secretário tratou ainda da importância do lançamento do manual do projeto “Aprender Fazendo da Rede Federal”, em formato de e-book. Segundo ele, o conteúdo foi elaborado por profissionais de várias instituições da Rede e será um guia muito útil para a criação e utilização dos laboratórios. Nessa fase, previsto o investimento de mais R$12,5 milhões e a expansão para 60 novos laboratórios.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba