Rede Federal é destaque no “BRICS TVET Institution President Seminar 2023”

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu o convite para compartilhar a experiência brasileira em educação profissional e técnica na edição de 2023 do “BRICS TVET Institution President Seminar”. O evento, realizado de forma híbrida entre os dias 11 e 13 de julho, teve como tema central "Formando para o crescimento, desenvolvimento e redução da pobreza por meio da educação profissional e técnica".


Os representantes da Rede Federal foram os professores Leonardo Tavares, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e Edson Luiz Souza, do Colégio Pedro II. Especialistas em educação profissional dos demais países membros do BRICS - Rússia, Índia, China e África do Sul - também participaram do encontro, que foi transmitido pelo YouTube. "É evidente a convergência entre os países quanto à relevância do tema e as ações que cada um tem tomado", destacou Leonardo Tavares.

Durante o seminário, foram realizadas quatro mesas redondas com os seguintes temas: "ensino e aprendizagem híbridos e acesso estudantil", "habilidades verdes na EPT", "empregabilidade e habilidades empreendedoras" e, por fim, "desafios para a aprendizagem no local de trabalho". Edson Souza ressaltou que o evento trouxe à tona como a educação profissional pode contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. "Tivemos um rico debate com nações do bloco, cujo panorama é, por vezes, muito semelhante ao brasileiro", disse.


A organização do evento ficou a cargo da South African Public Colleges Organization (SAPCO), com o apoio da Aliança para a Cooperação em Educação Profissional e Técnica dos BRICS (BRICS TVET Cooperation Alliance), instituição criada durante a Cúpula de 2022 do bloco. À época, o Ministério da Educação do Brasil (MEC) convidou o Conif para participar do Comitê de Gestão Conjunta desta iniciativa.


A missão da Aliança é desenvolver uma plataforma multilateral para o compartilhamento de informações e boas práticas. Seu foco principal é o fortalecimento da força de trabalho, buscando incrementar a empregabilidade e a qualidade da oferta da educação profissional e tecnológica. A iniciativa é coordenada pelas autoridades nacionais de educação e conta com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba