Rede Federal pode aderir ao programa de assistentes de francês até 17 de setembro

As inscrições para a edição de 2024 do Programa de Mobilidade dos Assistentes de Francês no Brasil estão abertas até o dia 17 de setembro. As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessadas em participar devem enviar um ofício assinado pelo dirigente máximo da instituição formalizando a intenção de adesão.


Os modelos de documentos e informações adicionais sobre o programa estão disponíveis no site da Embaixada da França, responsável pelo programa em parceria com a France Education International, agência do Ministério da Educação francês. O recrutamento dos assistentes e a seleção das instituições participantes são responsabilidades desses órgãos.


Há vagas destinadas especificamente para instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Cada instituição poderá receber um jovem francês de nível Master 1 ou Master 2 durante o ano escolar, previsto para ocorrer entre março e dezembro de 2024.


A expectativa da embaixada francesa é que, no Brasil, os assistentes realizem 12 horas de curso e entre 6 e 12 horas de atividades culturais ou de cooperação internacional, comprometendo-se com uma carga horária de 18 a 24 horas semanais, de acordo com as necessidades de cada instituição acolhedora.


Conforme as regras de seleção estabelecidas pela embaixada, as instituições selecionadas devem comprometer-se, entre outras coisas, em pagar aos assistentes uma remuneração mensal de R$ 3 mil reais, além de oferecer apoio institucional para recepção e realização das atividades previstas para o período.


O governo francês, por sua vez, oferece ajuda de instalação e assume os custos de dois dias de formação realizados nas semanas seguintes à chegada dos assistentes. Os custos com passagens aéreas internacionais, vistos e seguro de viagem ficarão a cargo dos estudantes selecionados.


O programa "Assistentes de Francês", criado em 2010, incentiva o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de promover a internacionalização das instituições da Rede Federal. Diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm participado com grande êxito do programa, que é mais uma das ações implementadas por meio da parceria entre o Conif e a Embaixada da França.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba