Júlio Xandro Heck, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi eleito presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira (3/12). O dirigente liderou a chapa “Convergir”, cujo slogan é “Rede Federal: Patrimônio Nacional em Defesa da Democracia”.
Segundo o documento de apresentação da chapa, o projeto é baseado na construção coletiva em rede e visa consolidar a missão da Rede Federal, assim como os valores democráticos que norteiam suas ações.
A vice-presidência de Assuntos Acadêmicos será conduzida pela reitora Nilra Filgueira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A vice-presidência de Administração ficará sob a responsabilidade do reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá. Para a vice-presidência de Gestão de Pessoas, assume o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos. Já a vice-presidência de Relações Institucionais será coordenada pela reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado.
“Acreditamos que a grande força do Conif é justamente a sua união, sua coesão, a rede que se forma em torno de algo que vai além do fato de sermos uma rede”, comenta o presidente eleito. “Queremos ser uma rede de reitores e reitoras atuando conjuntamente, convergindo nas pautas e trabalhando de forma unificada. Por isso escolhemos o nome Convergir”, completa.
Heck também ressaltou como premissas da futura gestão a defesa da democracia como valor estratégico para garantir condições de acesso, permanência e êxito estudantil; a integração das instituições com seus servidores; a valorização da qualidade da educação como construção coletiva; e a necessidade permanente de mobilização em defesa de orçamento justo e melhores condições de funcionamento para a Rede Federal.
Conforme o Regimento Interno do Conif, a presidência do colegiado é composta por representantes das cinco regiões do país, garantindo pluralidade e representatividade à gestão. A eleição contou com chapa única, e representantes das 41 instituições vinculadas ao Conselho participaram da votação. A posse do presidente eleito está prevista para fevereiro de 2025, em Brasília, quando sucederá a atual presidente, Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II.
Comissão Eleitoral
A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva. Também integraram o grupo os reitores Rudnei Kock Exterckoter e Elias Monteiro, dos Institutos Federais Catarinense (IFC) e Goiano (IF Goiano), respectivamente, além do diretor Executivo do Conif, Alexandre Bahia, da diretora de Relações Institucionais e Governamentais, Fernanda Torres, e do secretário administrativo, James Dantas.
Conselho Fiscal
O Pleno do Conif também elegeu o novo Conselho Fiscal, composto por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre os membros efetivos, para mandato de um ano, com possibilidade de recondução.
Foram eleitos titulares os reitores Oneida Irigon (Instituto Federal de Goiás, IFG), Jaime Cavalcante (Instituto Federal do Amazonas, Ifam) e Elias Monteiro (IF Goiano). Os suplentes são a reitora Ana Paula Palheta (Instituto Federal do Pará, IFPA), o reitor Moisés Rosa (Instituto Federal de Rondônia, Ifro) e o reitor Rudnei Kock Exterckoter (IFC).
O Conselho Fiscal tem competência para examinar documentos fiscais e contábeis da Presidência a qualquer momento, devendo emitir ao menos um parecer anual obrigatório para apreciação e deliberação do pleno do Conif.
Sobre o Conif - Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como missão valorizar, fortalecer e consolidar os 38 Institutos Federais, os dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que, juntos, somam mais de 650 unidades em todo o país.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista
