MEC lança plataforma com foco na formação de servidores da Rede

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (13/4), uma plataforma para capacitar servidores com a finalidade de potencializar suas atuações na Educação Profissional e Tecnológica. A plataforma foi batizada de PlaforEDU e está disponível no endereço plaforedu.mec.gov.br. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede do ministério, em Brasília, e teve transmissão ao vivo no canal do MEC, no YouTube.


O novo ambiente virtual integra o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor). A PlaforEDU reúne diversos cursos online abertos e ofertados por diversas instituições de ensino, entre outras, da Rede Federal, que dão suporte ao desenvolvimento das competências recomendadas para o setor público.


A PlaforEDU apresenta os perfis de servidores em cinco Itinerários Formativos, sendo eles: Iniciação ao serviço público; Técnico-administrativos em Educação; Docentes; Gerencial; e Aposentadoria. De acordo com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Tomás Dias Sant’Ana, esse será um espaço com cursos e treinamentos que visam potencializar a atuação profissional dos servidores.


“A plataforma acompanha os servidores com seus itinerários desde o momento que o servidor chega na instituição por meio do concurso público até o momento que ele começa a se preparar para a aposentadoria”, explica Sant’Ana. “A equipe da Setec se empenhou bastante para entregar a melhor ferramenta possível e esperamos que a ferramenta seja efetiva para todos”, completa.


O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha, participou da cerimônia. Em sua fala, o gestor ressaltou a importância de se investir em quem faz as instituições funcionarem. "A plataforma nasceu um sucesso, pois ela investe nas pessoas", ressalta.


Também participaram da cerimônia no MEC a vice-presidente de Assuntos Administrativos do Conif, Luciana Massukado, e diversos representantes do Fórum de Gestão de Pessoas do Conselho (Forgep), que aproveitaram o encontro do grupo na sede do Conif, em Brasília, nos dias 12 e 13 de abril, para conhecer melhor a plataforma criada pela equipe do ministério. De acordo com o MEC, a plataforma terá o potencial de beneficiar mais de 80 mil servidores entre docentes e técnicos-administrativos em educação, apenas na Rede Federal.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Marcus Fogaça

Foto: ​Alexandre Bahia

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba