É com profunda tristeza que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e toda a Rede Federal vêm a público manifestar solidariedade à família, aos amigos e à comunidade acadêmica das servidoras do Cefet/RJ - Campus Maracanã Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, que tiveram suas vidas interrompidas de forma abrupta na tarde desta sexta-feira (28/11).
Recebemos a notícia com consternação, compartilhando a dor que atinge familiares, colegas, estudantes e todas as pessoas impactadas por essa violência inaceitável. Reafirmamos a necessidade de ambientes educativos seguros, pautados pelo respeito, pela dignidade e pela valorização de todas as pessoas.
Colocamo-nos ao lado do Cefet/RJ para o que for necessário, seja no apoio institucional, seja na construção de ações que promovam o cuidado à comunidade acadêmica, o fortalecimento de políticas de prevenção à violência e a defesa intransigente da vida, dos direitos humanos e da paz nas escolas.
Que a memória das servidoras inspire, em cada uma e cada um de nós, o compromisso renovado com uma educação pública que seja também espaço de acolhimento, proteção e humanidade. Toda a Rede Federal se irmana ao Cefet/RJ, reafirmando que nenhuma forma de violência pode ser tolerada em nossas instituições.
Um abraço fraterno de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Brasília (DF), 28 de novembro de 2025
Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)
