CNE promove, com a participação do Conif, debate sobre a Educação Profissional e Tecnológica

O vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Júlio Xandro Heck, participou da mesa-redonda “Os dilemas futuros da educação profissional e tecnológica” durante a reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE). O encontro teve início no dia 15 de abril e segue até amanhã (18/4) em Florianópolis (SC).


Em sua fala, Heck abordou temas como os desafios que a educação profissional e tecnológica enfrenta nesse período pós-pandêmico, a modernização de equipamentos de laboratórios e a necessidade de financiamento adequado para as instituições da Rede Federal proporcionarem à população uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade e alinhada às demandas sociais.


"Busquei focar mais em questões de valorização e reconhecimento da educação profissional e tecnológica como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas e promover mobilidade social", relata o conselheiro, que também é reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). "Estamos falando de uma agenda que não deve ser restrita ao Ministério da Educação e sim envolver todo o Estado brasileiro", completa.


O encontro em Santa Catarina foi viabilizado pelo caráter itinerante das reuniões do colegiado, ligado ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo do encontro é conhecer a realidade educacional de outras regiões do país, bem como fortalecer o diálogo com entidades e pessoas comprometidas com a educação brasileira. O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício de Holanda Maia, representou o MEC no encontro.


O CNE tem como premissa auxiliar na formulação de diretrizes e políticas públicas para a educação brasileira, exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro da Educação. Para isso, o conselho pode emitir pareceres, estudos e pesquisas. O Conif possui uma cadeira permanente no CNE, que é formado por representações indicadas pelo governo federal e pela sociedade civil.

Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações do MEC

Foto: ​Arquivo pessoal

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba