Em 2025, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) consolidou importantes avanços institucionais que reforçaram sua presença estratégica no cenário nacional da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao longo do ano, o Conselho firmou alianças, ampliou parcerias e fortaleceu sua atuação em espaços decisórios.
Esses movimentos marcaram a agenda do Conif e evidenciam o papel central da Rede Federal de EPCT na promoção da ciência, tecnologia e inovação. Veja abaixo alguns deles!
Acordo entre Conif e Embrapa
O Conif, representado pelo vice-presidente de Relações Institucionais e reitor do IFRN, José Arnóbio, assinou, no dia 7 de maio, um acordo com a Embrapa. A iniciativa estabeleceu uma aliança estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada a promover a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira por meio de ações conjuntas.
Pelo período de 60 meses após a assinatura, instituições da Rede Federal – incluindo Institutos Federais, Colégio Pedro II e Cefets –, além de universidades públicas e entidades privadas do setor agropecuário, irão unir esforços para integrar competências e recursos e desenvolver soluções de alta complexidade para desafios que impactam a agricultura.
Parceria Conif e Caixa Econômica Federal
O Conif firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para promover ações voltadas à cidadania, ao desenvolvimento econômico e sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em habitação social, primeira infância e inclusão digital.
O Protocolo de Intenções foi assinado no dia 10 de julho, na sede da Caixa, em Brasília, pela presidente do Conif, Ana Paula Giraux, e pela vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês da Silva Magalhães. O acordo, cuja construção começou em 2024, terá vigência de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.
Representação do Conif na Capes
No dia 1º de agosto, foi aprovada, em reunião extraordinária, a inclusão do Conif no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agora, o colegiado contará com uma representação fixa das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A cadeira será ocupada pela presidência do Conif. É importante lembrar que a Rede Federal já conta com representação no Conselho da Capes: a professora Sônia Regina Fernandes, ex-presidente do Conif, integra o colegiado desde fevereiro deste ano, com mandato até 2027. A indicação de mais representantes da Rede Federal no colegiado é um pleito do Conif junto ao MEC e à Capes, que começou a ser construído em 2021.
Diretoria de Comunicação do Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif
