Conif consolida alianças estratégicas e presença institucional, em 2025

Em 2025, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) consolidou importantes avanços institucionais que reforçaram sua presença estratégica no cenário nacional da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao longo do ano, o Conselho firmou alianças, ampliou parcerias e fortaleceu sua atuação em espaços decisórios.


Esses movimentos marcaram a agenda do Conif e evidenciam o papel central da Rede Federal de EPCT na promoção da ciência, tecnologia e inovação. Veja abaixo alguns deles!


Acordo entre Conif e Embrapa

O Conif, representado pelo vice-presidente de Relações Institucionais e reitor do IFRN, José Arnóbio, assinou, no dia 7 de maio, um acordo com a Embrapa. A iniciativa estabeleceu uma aliança estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada a promover a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira por meio de ações conjuntas.


Pelo período de 60 meses após a assinatura, instituições da Rede Federal – incluindo Institutos Federais, Colégio Pedro II e Cefets –, além de universidades públicas e entidades privadas do setor agropecuário, irão unir esforços para integrar competências e recursos e desenvolver soluções de alta complexidade para desafios que impactam a agricultura.


Parceria Conif e Caixa Econômica Federal​​

O Conif firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para promover ações voltadas à cidadania, ao desenvolvimento econômico e sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em habitação social, primeira infância e inclusão digital.


O Protocolo de Intenções foi assinado no dia 10 de julho, na sede da Caixa, em Brasília, pela presidente do Conif, Ana Paula Giraux, e pela vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês da Silva Magalhães. O acordo, cuja construção começou em 2024, terá vigência de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.


Representação do Conif na Capes​​

No dia 1º de agosto, foi aprovada, em reunião extraordinária, a inclusão do Conif no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agora, o colegiado contará com uma representação fixa das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


A cadeira será ocupada pela presidência do Conif. É importante lembrar que a Rede Federal já conta com representação no Conselho da Capes: a professora Sônia Regina Fernandes, ex-presidente do Conif, integra o colegiado desde fevereiro deste ano, com mandato até 2027. A indicação de mais representantes da Rede Federal no colegiado é um pleito do Conif junto ao MEC e à Capes, que começou a ser construído em 2021.



Diretoria de Comunicação do Conif

Fotos: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba