Em comemoração à data de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), instituída pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Conif lança, em parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o minidocumentário “Institutos Federais: Saberes que se encontram, unindo vivências e ciências para transformar vidas”. O filme trata da criação de absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis — confira agora no canal do Conif no YouTube.
A pesquisa foi desenvolvida no Campus Osório, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao destacar essa iniciativa, o filme evidencia a competência e o comprometimento da comunidade acadêmica da Rede Federal com a sociedade, além de reforçar seu papel estratégico na promoção da inovação, da sustentabilidade e da inclusão social.
Neste ano, a atual configuração da Rede Federal de EPT completa 17 anos de existência. Ao longo desse período, as instituições se multiplicaram e se expandiram por todo o país, alcançando diferentes regiões e comunidades, especialmente as mais interioranas e periféricas.
“Diante da evolução da Rede, o Conif tem atuado para ampliar o diálogo institucional com o Parlamento, com o Governo Federal e com todas as instituições nacionais e internacionais que nos procuram, guiados pela nossa capilaridade. Mas também temos atuado de forma integrada na defesa das políticas de permanência, por meio de iniciativas que garantam o acesso, a permanência e o êxito do nosso maior tesouro: os nossos estudantes”, afirma a presidente do Conif e reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, em pronunciamento divulgado nas redes sociais do colegiado.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente a Rede Federal é composta por 686 unidades, vinculadas a 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.
Expansão da Rede Federal de EPT
As 100 novas unidades da Rede Federal de EPT, anunciadas em março de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), estão sendo implementadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A previsão é que, até 2026, os campi autorizados estejam em funcionamento. A iniciativa deverá criar cerca de 140 mil novas vagas, principalmente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Os novos campi estão sendo implantados em regiões que ainda não contam com Institutos Federais (IFs) ou que apresentam baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população local. A expansão integra o conjunto de ações voltadas ao cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a triplicação das matrículas na educação profissional técnica de nível médio, com pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Documentário SustainPads
Intitulado “SustainPads: absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”, o trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Laura Drebes e Camily Pereira, sob orientação da professora Flávia Twardowski.
Junto com a docente, as jovens desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos vendidos em mercados e farmácias, feitos de algodão e plástico. Além disso, o baixo custo do absorvente permite que o produto seja mais acessível, contribuindo para a redução da chamada “pobreza menstrual”.
Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. A partir de resíduos da indústria nutracêutica, como cápsulas de medicamentos, a equipe criou um biofilme que envolve a parte interna do absorvente, inserido em suportes confeccionados com sobras de tecido.
O minidocumentário contou com roteiro e direção de Cristina Mascarenhas e Vinny Almeida e produção executiva de Marcus Fogaça. A cinematografia, o color grading e a edição de som e vídeo ficaram a cargo de Glauco Neves. A montagem foi realizada por Cristina Mascarenhas, Glauco Neves e Vinny Almeida, enquanto os efeitos visuais foram assinados por Vinny Almeida.
Este foi o segundo minidocumentário lançado pelo Conif em parceria com a instituição baiana. Em 2024, também em celebração à data de criação da Rede Federal, foi lançado o filme “Institutos Federais: O poder da transformação”, igualmente disponível no canal do Conif no YouTube.
Exibição inédita
O Conif exibiu o minidocumentário na Reditec 2025, realizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul. A apresentação ocorreu durante o painel “Reditec Mulher”, que chamou a atenção do público ao promover o debate sobre a participação das mulheres em cargos de liderança.
Confira aqui:
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça e Marina Oliveira/Conif
Com informações do Ministério da Educação
Fotos: Arquivo Pessoal (1 e 2) e Reprodução (capa)
