Em 2025, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Educação (MEC) caminharam lado a lado no fortalecimento da educação pública. A parceria entre as duas instâncias ficou explícita em diversos momentos – começando pela presença do ministro da Educação, Camilo Santana, na posse da presidência do Conselho, em fevereiro deste ano.
A seguir, você pode conferir alguns dos principais marcos que evidenciam essa atuação conjunta. Venha com a gente!
Ministro marca presença na posse
O ministro da Educação, Camilo Santana, marcou presença na posse da presidência do Conif de 2025. O evento ocorreu no dia 12 de fevereiro, em Brasília. Na ocasião, Santana reforçou o comprometimento do MEC com pautas relacionadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
“Vocês aqui representam essa grande Rede, que eu admiro muito. Sou fã dos Institutos Federais, do Colégio Pedro II e dos Cefets. As instituições compõem um modelo de excelência, de qualidade da educação pública e gratuita do país. Contem com o nosso ministério, contem com o ministro Camilo. O MEC sempre estará de portas abertas para discutir os desafios, o orçamento, para darmos as mãos e superarmos, juntos, as dificuldades”, reforçou o ministro.
Carteira Nacional Docente
O Conif participou, no dia 11 de setembro, da cerimônia de sanção da lei que institui a Carteira Nacional Docente. O ato ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta.
Acompanharam o momento a presidente do Conif e reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux; os reitores dos Institutos Federais de Brasília (IFB), Veruska Machado; de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon; e Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli; a diretora de Programa (Setec/MEC), Luciana Massukado; e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal (Setec/MEC), Charles Okama; entre outras autoridades da área da Educação.
A Lei nº 15.202 – antes Projeto de Lei (PL) 41/2025 – estabelece um documento oficial de identificação da categoria em todo o país. Além de garantir reconhecimento, a medida abre espaço para a criação de benefícios voltados aos profissionais da educação básica e superior, das redes pública e privada.
Recomposição do orçamento dos IFs
A convite do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Conif esteve presente na reunião em que o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a recomposição do orçamento das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O encontro ocorreu no dia 27 de maio deste ano, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Convidada a compor a mesa em nome das instituições da Rede Federal – mencionadas acima –, a presidente do Conif, Ana Paula Giraux, destacou as dificuldades enfrentadas pelas instituições nos últimos anos em razão dos sucessivos cortes.
5ª Semana de EPT
O Conif e o MEC marcaram presença na abertura da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada em Brasília em outubro. Ao longo de três dias, o evento reuniu projetos de 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros, somando mais de 400 iniciativas desenvolvidas por estudantes, professores e técnicos. Nesta edição, a 5ª SNEPT teve como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. Como parte do evento, foi realizado o inédito Festival Curicaca.
Na abertura do evento, a reitora do IFB, Veruska Machado, destacou a importância da coletividade na construção do evento. “Nós, dos Institutos Federais, agimos em rede. Esse é o nosso foco. A gente consegue trabalhar em rede, a gente consegue fazer acontecer. E foi por meio do trabalho em rede, aqui no Distrito Federal e com colegas de outros estados, que conseguimos realizar um evento tão bonito como este”.
Também presente no momento, o ministro Camilo Santana, destacou o papel estratégico das instituições públicas no avanço do conhecimento, da ciência e da tecnologia, ressaltando sua contribuição para a soberania nacional e lembrando que a maior parte da pesquisa realizada no país é conduzida por institutos federais e universidades públicas.
Dirigentes estreitam diálogo em prol do desenvolvimento da EPT
O ministro da Educação, Camilo Santana, convidou os dirigentes do Conif e docentes da Rede Federal para um jantar de confraternização, realizado, no dia 18 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, o ministro realizou a entrega das respectivas carteiras docentes aos presentes. O encontro teve como propósito celebrar a aproximação entre os dirigentes do Conif e do MEC, fortalecendo o diálogo institucional e ampliando a sinergia entre as entidades, em prol do desenvolvimento e do fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no país.
Diretoria de Comunicação do Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif; Reprodução Conif (5); e Arquivo Conif (6)
