Conif desempenha papel importante na cooperação educacional do BRICS, em 2025

Neste ano, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) desempenhou um importante papel na cooperação educacional do BRICS, liderando as atividades da Aliança para Educação Profissional. No contexto da agenda multilateral, organizou webinar sobre educação no campo e em áreas remotas e participou de eventos relevantes com chefes de Estado.  Além disso, firmou Memorando de Entendimento com uma instituição chinesa.


Para ilustrar a atuação do Conif diante da pauta, em 2025, a equipe de Comunicação do Conif selecionou matérias de destaque. Confira a retrospectiva!


MOU – Brasil e China​​

O Conif e a Associação Chinesa de Educação para Intercâmbio Internacional (CEAIE) assinaram um Memorando de Entendimento (MOU), no dia 3 de junho, com o objetivo de estabelecer uma parceria para fortalecer a cooperação no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) entre o Brasil e a China. 


A assinatura ocorreu durante o Seminário de EPT do BRICS, realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O Conif foi representado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, José Arnóbio. A China foi representada por Yang Jun, secretário-geral da CEAIE. A princípio, o MOU permanecerá vigente por três anos a partir da data da assinatura.


Declaração conjunta dos Ministros dos BRICS​​

O fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a expansão da Rede de Universidades do BRICS e o uso ético da inteligência artificial (IA) na educação básica foram os destaques dos compromissos firmados pelos ministros da Educação do bloco, em declaração conjunta assinada no dia 5 de junho, no Palácio Itamaraty, em Brasília.


O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, José Arnóbio, participou do encontro como ouvinte e representante das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


BRICS-TCA: Fase I de estudo sobre EPT​​

A Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, na sigla em inglês) divulgou, no dia 11 de julho, os resultados do estudo internacional sobre os sistemas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos países membros originais do grupo de cooperação multilateral: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O lançamento ocorreu em formato virtual, com a participação do Conif.


O projeto, intitulado “Educação e Formação Profissional e seu Impacto no Desenvolvimento do Potencial dos Países do BRICS”, foi iniciado no final de 2024 sob a liderança da presidência pro tempore russa. O Conif contribuiu com dados sobre a Rede Federal brasileira e com estudos de caso relacionados aos temas definidos pela coordenação da pesquisa. O documento não está disponível em português.


O evento contou com a presença de autoridades dos países-membros na área de EPT. 


BRICS-TCA: webinar sobre EPT em áreas rurais e remotas​​

No dia 25 de novembro, o Conif realizou o webinar “Educação Profissional e Tecnológica em Áreas Rurais e Remotas: Experiências Transformadoras nos BRICS”. O encontro integra a agenda da Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, na sigla em inglês). 


O seminário teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas dos BRICS diante da Educação Técnica e Profissional (em inglês, Technical and Vocational Education and Training – TVET) em áreas rurais ou remotas, bem como destacar práticas transformadoras que promovem inclusão, sustentabilidade e empregabilidade.


A abertura do evento foi conduzida pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, José Arnóbio, que, neste momento, também coordena a Mesa-Diretora do BRICS-TCA durante a presidência rotativa do Brasil.



Diretoria de Comunicação do Conif

Fotos: Moacir Evangelista (1); Rafael Medelima (2); Rafael Neddermeyer (3); Reprodução (4)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba