Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem um espaço na tradicional feira da Reunião dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec). A 49ª edição da Reditec ocorre até o dia 5 de setembro, em Bonito (MS).
Desta vez, o público presente tem a oportunidade de conferir, no estande do Conif, ações estratégicas e pautas consideradas relevantes pelo Conselho. Entre os conteúdos que podem ser conferidos pelo público estão:
- Parcerias institucionais: a ampla rede de cooperação do Conif com órgãos governamentais, entidades de ensino e organizações internacionais, voltada para intercâmbios acadêmicos, inovação, empreendedorismo e inclusão social;
- Representações institucionais: a atuação do Conselho em instâncias do governo federal, parlamento brasileiro e organismos internacionais, garantindo voz ativa da Rede Federal na formulação de políticas públicas;
- Selo “Parlamentar Amigo da Rede Federal”: iniciativa que reconhece deputados e senadores que apoiam a expansão, valorização e consolidação dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II. O Selo será concedido, ainda sem data definida, aos parlamentares que se destacarem no apoio às pautas prioritárias da Rede — como orçamento, políticas de inclusão, pesquisa, inovação e desenvolvimento regional;
- Políticas de permanência estudantil: o trabalho do Conif em defesa de recursos adequados para alimentação e transporte escolar, fundamentais para assegurar condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes. A exposição mostra dados e informações que os conselheiros tem defendido em encontros e audiências publicas.
“Eu acho muito importante nós mostrarmos a nossa cara. O Conif não é uma sala parada com 41 dirigentes debatendo as questões da Rede Federal. O Conif age, faz, pensa, investe naquilo que está na base. Então, mostrar um pouco essas entregas, para nós, é muito importante. E ter esse espaço do Conif, onde os outros dirigentes que não frequentam as nossas reuniões possam entender um pouquinho o que a gente faz e se aproximar cada vez mais do Conif, para nós é fundamental”, explica a presidente do Conif e reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux.

Documentário Cidadão Global-Conif
Ainda na 49ª Reditec, o Conif realiza a pré-estreia do documentário sobre o Programa Cidadão Global-Conif. O filme conta a jornada de cinco estudantes brasileiras, de Institutos Federais (IFs) – IF Goiano, IFSP, IFBA, IFRS e IFPA –, em Medellín, na Colômbia. As estudantes foram selecionadas para viver a experiência de uma mobilidade acadêmica por três meses no país parceiro.
Através dos depoimentos de cada estudante, o documentário revela como a educação internacional pode transformar vidas, ampliar conhecimentos e fortalecer a cooperação entre países. O Conif convida o público a mergulhar nessas histórias, conhecendo a superação pessoal, os desafios acadêmicos e o crescimento – como um todo – de cada uma. O documentário será oficialmente lançado no dia 16 de setembro, no canal do Conif no YouTube.
Informações:
Data: 4 de setembro de 2025 (quinta-feira
Horário: 17h30 (horário de Mato Grosso do Sul)
Local: Estande do Conif, na 49ª Reditec – Centro de Convenções de Bonito (MS)
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif