Entre os dias 7 e 10 de maio, a sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu os integrantes do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI). Esse foi o último fórum do Conif a se reunir no primeiro semestre deste ano, em Brasília.
Assim como em todos os outros fóruns, o presidente do Conif, Elias Monteiro, participou da abertura do FDI.
“Como sugestão, seria interessante que vocês revisitassem as pautas prioritárias e, se possível, elencassem duas ou três que possam ser trabalhadas diretamente com o Conif. Para nós, essa linha de raciocínio faz sentido. E seria interessante que também fizesse sentido para vocês. Tentaremos dar um ritmo mais intenso em nosso trabalho ao longo deste ano”, afirmou o presidente do Conif.
Juliana Andrade, coordenadora do FDI, elencou quais são as prioridades do Fórum para este ano. “A pauta principal para o ano de 2024 é a expansão da Rede Federal, visto que a área de Desenvolvimento Institucional, na maioria das instituições, está à frente desse processo. Na sequência, aguardamos as definições com o Conif para os próximos passos em relação ao planejamento estratégico da Rede”.
“Outras pautas são a chamada pública para a seleção de projetos na área de sustentabilidade desenvolvidos no âmbito das instituições da Rede, publicada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação [Setec/MEC] em parceria com o IFPE; a construção de um painel para monitoramento dos dados relativos ao Programa de Gestão e Desempenho na Rede; a elaboração de diretrizes para que o Plano de Desenvolvimento Institucional das instituições tenha uma estrutura mínima definida em Rede e o Programa de Integridade da Rede Federal”, completou Juliana.
Além dos integrantes do Fórum, estiveram presentes Gustavo Fleury Soares, coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Diretoria de Promoção da Integridade Pública, e Rodrigo Márcio Medeiros Paiva, chefe de gabinete da Secretaria da Integridade Pública, ambos da Controladoria-Geral da União (CGU).
Em um dos momentos da reunião, os representantes da CGU apresentaram o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), que será aplicado entre maio e agosto deste ano, e o recorte situacional das instituições da Rede Federal perante os painéis das áreas que compõem a estrutura da integridade pública.
Agora, são muitas as expectativas para os trabalhos que serão realizados ao longo de 2024. Neste ano, o FDI passa por uma reestruturação como a implementação de comissões especiais para promover discussões mais direcionadas. A retomada das atividades relacionadas ao planejamento estratégico e a expansão da Rede Federal também estão entre as prioridades do Fórum.
A previsão é de que o Fórum volte a se reunir na primeira semana de agosto de 2024, em João Pessoa (PB). Será a segunda reunião ordinária presencial do FDI neste ano.
Carta ao presidente do Conif
No dia da abertura do Fórum, a coordenadora Juliana entregou ao presidente do Conif uma carta com o intuito de colaborar com a construção para o processo de expansão da Rede Federal.
Além disso, o FDI se colocou à disposição para uma discussão interfórum com o objetivo de articular diretrizes estruturantes para a expansão da Rede Federal, junto com os demais fóruns, com o Conif e a Setec/MEC.
Ida ao MEC
No dia 8 de maio, o FDI participou do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal, no Ministério da Educação. A ida ao MEC fez parte da agenda do Fórum, em Brasília.
O evento foi uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR/Setec) e teve como objetivo promover a transparência, a participação ativa da comunidade educacional e o uso estratégico de indicadores para o Desenvolvimento da Rede Federal, auxiliando na construção de diretrizes que possam orientar nossa atuação.
“Plataforma Nilo Peçanha, Sistema Monitor e o Observatório de Empregabilidade são temáticas recorrentes no FDI. Nossa área trabalha diretamente com o acompanhamento de indicadores e os resultados institucionais. Temos atuado em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal (DDR) e com o FORPROEXT [Fórum de Pró-Reitores de Extensão], FORPOG [Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Graduação e Inovação] e FORTI [Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação] no sentido de aprimorar os indicadores de pesquisa e extensão que são coletados e monitorados por meio do Sistema Monitor”, explica a coordenadora do FDI.
De acordo com Juliana, desde 2021 o Fórum vem contribuindo com o desenvolvimento do Sistema Monitor, acompanhando as discussões e evolução dessa temática na Rede Federal. “Em nossas instituições, cabe à área de Desenvolvimento Institucional ser o ponto focal que articula com as áreas de Pesquisa, Extensão e Tecnologia da Informação a coleta e extração dos dados”.
“Assim, termos a oportunidade de participar do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal enriquece ainda mais nossas discussões no Fórum e nos aproxima mais da Setec, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede e dos Pesquisadores Institucionais que também eram público-alvo do encontro”, finaliza.
Diretoria de Comunicação do Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif