Profissionais de TIC da Rede Federal serão capacitados a partir de resultados de workshops

Entre os dias 21 e 23 de maio, a sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu o workshop da Consultoria Educacional, serviço que faz parte do Programa Conecta Rede. O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), pelo Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti) do Conif e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).


A iniciativa teve como principal objetivo mapear o perfil das funções de atividades e discutir as dinâmicas atuais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Rede Federal. Com o tema “Segurança e Gestão”, essa foi a terceira e última etapa da Consultoria Educacional. O primeiro workshop foi em março deste ano, também na sede do Conif, em Brasília, e o segundo foi realizado em abril, no Rio de Janeiro.


Nesta edição do workshop, estiveram presentes 29 pessoas. Dentre elas, representantes do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI), do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep), ambos do Conif, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP. 


À equipe de Comunicação do Conif, Carla Pires, coordenadora do Forti, explicou a dinâmica dos encontros. “O nosso objetivo é criar trilhas para capacitar os servidores da Rede Federal a partir do mapeamento de atividades realizadas pelas equipes [de TIC]. Por exemplo, foi questionado se todas as pessoas trabalham, de fato, com as atividades que estamos apresentando e elaborando aqui. A partir disso, iremos direcionar os trabalhos de forma eficiente, direcionar os profissionais que trabalham em áreas específicas e que precisam ser capacitados”.


Yve Marcial, gerente acadêmica da RNP, complementou a fala da coordenadora do Forti. “Nosso objetivo é levantar os perfis pensando numa atuação em rede dos institutos. Por isso fazemos esses encontros com todo mundo junto, porque é um momento que a gente consegue definir perfis, habilidades necessárias para as equipes, assim como formas de atuação realmente pensando num todo, e não olhando as necessidades individuais de cada instituto”.


Um novo encontro está previsto para agosto deste ano. Na ocasião, os organizadores do programa irão reunir todo o resultado compilado ao longo dos três workshops para, posteriormente, iniciar o processo de capacitação dos profissionais da Rede Federal.


“A gente vai fazer uma autoavaliação com os colaboradores para fazer uma validação, um ajuste de aderência de informações que a gente captou da Rede Federal como um todo para que, então, a gente possa executar as capacitações”, finaliza Yve.

Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif​​

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba