Gestores TIC da Rede Federal participam do Fórum da RNP, em Brasília

Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram do Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (Fórum da RNP) de 29 a 31 de agosto. O encontro, realizado em Brasília, proporcionou um espaço para networking e atualização sobre as principais tendências em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).


Durante o evento, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Conecta Rede, uma parceria entre a RNP e o Ministério da Educação (MEC) voltada para modernizar o ecossistema de ensino e inovação da Rede Federal. O programa oferece aos Institutos Federais, Cefets e ao Colégio Pedro II acesso a uma série de soluções e serviços integrados, incluindo uma melhor conectividade e ferramentas de ensino a distância (EaD), entre outros. O objetivo é aprimorar o ambiente de geração de ideias, otimizar o uso de recursos financeiros e fomentar a colaboração.


Carla Simone Pires, diretora de TIC no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), destacou que a iniciativa irá atender às necessidades das instituições de ensino. "Já contamos com serviços essenciais, como o Moodle [uma plataforma de sala de aula virtual] e o backup em nuvem, mas vemos a oportunidade de trazer novas soluções para atender às demandas ainda não atendidas em nossas instituições", afirmou.


Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II, mencionou algumas das funcionalidades utilizadas pela instituição, como o Moodle, que possui mais de 79 mil usuários cadastrados. "Estamos entusiasmados com o Conecta Rede. Para nós, que enfrentamos diversos desafios, a iniciativa tem cumprido suas metas. Hoje somos capazes de oferecer acesso simultâneo para 2 mil usuários no Moodle", destacou.

Durante o evento, também ocorreu a primeira reunião do Conselho de Gestão Estratégica do Programa Conecta Rede, na qual foram aprovados pontos relevantes do projeto e da execução orçamentária. Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, enfatizou a importância da parceria com a RNP para a melhoria da conectividade nas instituições, especialmente nas regiões mais distantes dos centros urbanos.


"São projetos cruciais para fornecer tecnologia e conectividade aos estudantes, atendendo às demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação das instituições, introduzindo novas soluções para a educação e apoiando os gestores em seus projetos em desenvolvimento", explicou o secretário.


Reunião do Forti


Aproveitando o encontro em Brasília, a coordenação do Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) convocou uma reunião dos membros do grupo. Durante a reunião, foram discutidos temas como compras e contratações de TI, valorização da carreira e o Planejamento Estratégico da Rede Federal.


Entre os convidados estiveram Luiz Augusto Fonseca Monfardini, diretor de Gestão de Recursos de Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Marcelo Bregagnoli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal do Ministério da Educação (MEC).


O Forti tem como objetivo assessorar a Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif. Composto por representantes de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Forti é dividido em comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão.


Assessoria de Comunicação do Conif

Fotos: Moacir Evangelista/Conif e Eduardo Tadeu/RNP

Com informações da RNP


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba