Seminário do Forcampo começa reforçando a força da Rede e suas necessidades na área agrícola

O II Seminário do Fórum de Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi aberto nesta terça, 13 de junho, no IFB Campus Planaltina. O evento organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif/Forcampo) conta com representantes de toda as regiões do Brasil e tem como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”.


Na solenidade de abertura, o anfitrião, Nilton Cometti, diretor-geral do IFB Campus Planaltina falou da alegria de receber a Rede Federal no local na área onde a missão científica Cruls definiu, em 1892, onde seria construída a Capital do País. 


O coordenador do Forcampo/Conif, Matheus Bornelli de Castro, agradeceu todos os presentes e disse que o evento marca mais uma página da Rede Federal. “Somos uma rede pujante, onde identificamos que dos 650 campi que temos, mais de 280 possuem cursos no eixo tecnológico de recursos naturais. Temos mais de 100 campi agrícolas com suas especificidades e nossa área tem muitas mudanças tecnológicas para que acompanhemos. Que este evento seja a mola precursora de pautas estratégicas que precisamos decidir em Rede”, comentou.


O coordenador geral da Educação do Campo do Ministério da Educação (MEC), Evandro Costa de Medeiros, e a representante do Fórum Nacional de Educação do Campo, Clarice Aparecida dos Santos, comentaram sobre a importância da Rede Federal para construção de políticas transversais.


A presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, reforçou a fala do Prof. Matheus destacando que cerca de 50% dos campi da Rede Federal tem alguma oferta na área e muitas tem um déficit de recursos para melhorar suas estruturas e funcionamento. “Num país de produção em larga escala de alimentos, ainda temos casos de fome. Tratar da Educação no Campo é falar das necessidades do Brasil.  Neste encontro temos a oportunidade de agregar experiências, reforçar nosso compromisso de interiorização da educação. Estamos nos dando as mãos para trazer mais oportunidades para a população”, disse.


A reitora do IFB, Luciana Massukado, narrou a felicidade pela presença da Rede. “Nascemos juntos, andamos em bando, em cardume, e nossas diferenças nos une e fortalece. Ouvindo aqui uma manifestação livre de estudantes e servidores sobre termos um campus livre de veneno, penso que podemos como redes ser uma semente desta mudança, olhando com cuidado para o planeta a partir do que nos toca.

E o secretário de Educação Profissional, Getúlio Marques Ferreira, encerrou as falas da solenidade, fazendo o compromisso de apoiar eventos como o II Forcampo para fortalecer a rede.



Para finalizar a cerimônia de abertura, o público assistiu uma breve apresentação do grupo de catira Mão Divina, formado por estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária do IFB Campus Planaltina.


Convergências


Logo depois da cerimônia, começou a primeira mesa do evento com o tema “Educação do campo e ensino agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades”. Mediada pela Profa. Ana Radis, do Instituto Federal do Paraná, a mesa contou com a Profa. Clarice Aparecida dos Santos, da Unversidade de Brasília, e com o Prof. Francisco José Montório Sobral, do IFC Campus Araquari. Ambos nomes importantes na história da oferta de formação profissional nas áreas rurais do Brasil.


Confira no canal TV IFB no Youtube como foi o primeiro dia do II Fórum de Educação do Campo da Rede Federal.


E acompanhe também as outras atividades:


14 de junho de 2023 - Quarta-feira


9h - Relatos de Experiências com o tema: A estrutura física do Campus Agrícola como possibilidade de permanência e êxito

  • Maicon Fontanive – IFC (mediador);
  • Luiz Flávio Reis Fernandes – IFSULDEMINAS. Tema: Refeitório;
  • Lívio dos Santos Wogel – IFMT- Tema: Moradia estudantil;
  • Darlane Cristina Maciel Saraiva – IFAM. Tema: Atividades pedagógicas realizadas nas comunidades do campo das águas e das florestas; a comunidade como espaço de formação;
  • Deivid Dutra de Oliveira  - IF Farroupilha/Campus São Vicente do Sul.Tema: Setores de produção/alimentação;
  • José Geraldo Bezarra Galvão Junior - Campus Ipanguaçu IFRN - Ambiental Agroecologia.


11h - Painel Segurança Alimentar em nível mundial - papel do Brasil e da Rede Federal 

  • Nilton Cometti - IFB (mediador)
  • Suenia Cibeli Ramos de Almeida – EMBRAPA
  • Virgínia Mirtes de Alcântara Silva – UNOESTE


14h - Trabalho e pesquisa como princípio educativo: Práticas pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas

  • Rosimeri Scalabrin – IFPA (mediadora);
  • Gaudêncio Frigotto (UERJ);
  • Claudino Ortigara – IFSuldeMinas;
  • Nilson Nunes Moraes Jr - IFES.


15 de junho – Quinta


9h - Relatos de experiências

  • Experiências pedagógicas no ensino agrícola e na educação do campo - ensino integrado;
  • Curricularização da extensão no meio rural - desafios e oportunidades;
  • Pesquisa no campo como princípio educativo - inovação tecnológica;
  • Gestão de estruturas necessárias a formação dos sujeitos do campo (UEP´s, refeitório, moradia estudantil, auxílios).


14h - Mesa redonda: Gestão em rede  - Desafios e possibilidades

  • Matheus Bornelli de Castro (mediação);
  • Carla Jardim - DPR - SETEC - MEC;
  • Marcelo Bregagnoli - DDR – SETEC – MEC;
  • Maria do Socorro Silva - Diretoria de Educação do Campo - SECADI.


18h – Leitura da Carta de Planaltina – Forcampo/Conif


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Dicom/IFB

Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba