Rede Federal é finalista em premiação da WFCP

Ocorre, nesta sexta-feira (17/6), a cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é finalista na categoria Cidadania Global, com o Programa Português como Língua Adicional (PLA). Os vencedores serão conhecidos durante o encerramento do Congresso Mundial de 2022.

 

Voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização da Rede Federal, o PLA tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. O curso é online e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses.

 

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

 

“A indicação do PLA para o prêmio é fruto de uma construção em rede e representa um projeto que tem um grande impacto nas nossas instituições. Ser indicado é uma grande responsabilidade”, destaca o reitor do IFRJ, Rafael Almada. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi responsável pela inscrição do projeto na premiação.

 

“O Conif está tendo um papel importante na WFCP. Estamos mostrando o que a Rede Federal faz e como estamos alinhados com o que o mundo vem fazendo em relação à educação profissional e tecnológica”, completa Almada.

 

O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e a edição de 2022 está sendo realizada na cidade de San Sebastián, na Espanha.  O evento começou no dia 15 de junho e contou com seminários, encontros dedicados à educação e a formação técnico-profissional, incluindo questões como Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração e Sustentabilidade e a premiação de boas práticas.

 

Assessoria de Comunicação do Conif

 

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba