O Fórum de Políticas Estudantis (FPE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou sua primeira reunião ordinária nos dias 2 e 3 de abril, na sede do colegiado, em Brasília.
Instituído em agosto de 2024, durante a revisão do regimento interno do Conif, o novo fórum foi criado com o objetivo de ser um espaço estratégico para a formulação e o acompanhamento de políticas voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes da Rede Federal.
"Esse fórum era muito aguardado e tem se mostrado estratégico para nossas instituições, pois trabalha com temáticas que promovem, na essência, a permanência do estudante na instituição", destacou a coordenadora da Câmara de Políticas Estudantis, Veruska Machado.
Assim como os demais fóruns, o FPE é um órgão de assessoramento do Conif, responsável por ações sistêmicas vinculadas ao tema. O encontro desta semana definiu o planejamento e as estratégias para o desenvolvimento dos projetos elencados como prioritários para 2025, incluindo os desafios que as instituições enfrentarão para a regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil.
"O diálogo entre fórum e câmara foi muito produtivo. Precisamos pensar na formação das equipes de assistência estudantil, assim como em ferramentas que nos conectem com os anseios dos estudantes, como alimentação, transporte, inclusão, diversidade, esportes e saúde mental", ressaltou Veruska, que também é reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB).
O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama, foi um dos convidados do encontro e aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas dos membros do fórum sobre ações lideradas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação junto às instituições da Rede Federal.
O encontro em Brasília reuniu representantes das 41 instituições da Rede Federal que compõem o Conif, além do reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes, integrante da Câmara de Políticas Estudantis, e da presidente do Conif, Ana Paula Giraux, que participou remotamente.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto e foto: Moacir Evangelista
Revisão: Marcus Fogaça