Durante 49ª Reditec, fóruns do Conif realizam atividades no campus Jardim (IFMS)

​Entre os dias 3 e 4 de setembro, os fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniram no campus Jardim, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Jardim (MS). A agenda fez parte da programação da 49ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec).


No primeiro dia, estiveram reunidos integrantes dos fóruns de Comunicação (Forcom); de Planejamento (Forplan); de Desenvolvimento Institucional (FDI); de Gestores de Relações Internacionais (Forinter); de Gestão de Pessoas (Forgep); e de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti). Já no segundo dia, os integrantes dos fóruns de Educação do Campo (Forcampo); de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog); de Pró-Reitores de Extensão (Forproext); de Dirigentes de Ensino (FDE); e de Políticas Estudantis (FPE) realizaram suas respectivas reuniões.


Compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal, os fóruns funcionam como instâncias técnicas de discussão e assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif. 

A equipe de Comunicação do Conif acompanhou as atividades dos fóruns. Confira as principais pautas de cada um.


Forcom

Em reunião, o Forcom abordou seu primeiro ano de atuação com um balanço das principais entregas e reflexões sobre o trabalho desenvolvido desde a sua criação, em outubro de 2024.


Segundo o coordenador Bráulio Siffert, o encontro destacou os avanços conquistados, as discussões com o pleno do Conif e a importância da Comunicação como estratégia para fortalecer a missão das instituições da Rede Federal.


Além da avaliação coletiva, a reunião também marcou a eleição da nova coordenação, que assume em 2026. A atual gestão segue até dezembro.


Forgep

O Forgep realizou uma reunião voltada a temas estratégicos para a Rede Federal. De acordo com o vice-coordenador, professor José Anderson de Freitas, a pauta principal foi a distribuição de códigos de vaga e a atualização sobre a alocação da força de trabalho, aspectos fundamentais para a expansão e consolidação das instituições da Rede Federal.

Para aprofundar a discussão, o encontro contou com a participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que apresentou informações sobre os encaminhamentos da Pasta.


Além disso, o Fórum destinou parte da agenda para tratar da definição da próxima coordenação, que assumirá os trabalhos no próximo exercício.


FDI

Conduzido pelo coordenador do FDI, professor Wilson Costa, o encontro reforçou a integração dos trabalhos entre a Câmara de Desenvolvimento Institucional e o FDI, consolidando as principais entregas do primeiro semestre.


Entre os destaques, estão quatro comissões especiais: a de Governança Pública, que já obteve aprovação do pleno e lança um painel de apoio às instituições para elevar o nível de maturidade em governança; a de Sustentabilidade, que apresentou resultados em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e com a agência alemã GIZ, incluindo um e-book e o programa IF Mais Sustentável; a de Indicadores, em cooperação com o Forplan, que atualiza as diretrizes e indicadores da matriz orçamentária; e a de Gestão Estratégica e Desenvolvimento da Rede, responsável pelo registro da memória institucional do ciclo de expansão da Rede Federal.


A reunião também oficializou as próximas entregas previstas para o segundo semestre e marcou o processo eleitoral que definirá a coordenação do Fórum para o ciclo de 2026, garantindo a continuidade dos trabalhos de assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Institucional e à presidência do Conif.


Forplan​​

O Forplan se dedicou, durante reunião, à apresentação e ao aprimoramento da matriz orçamentária da Rede Federal. Segundo o coordenador, professor João Leandro Cássio de Oliveira, o encontro teve como foco a definição do limite orçamentário para 2026, detalhando a estrutura da matriz, critérios de distribuição e valores definidos.


A reunião contou com a participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que contribuiu com os repasses técnicos.


Forinter

O Forinter realizou reunião para alinhar os principais projetos em andamento e definir novas frentes de atuação. Segundo o coordenador, o professor Luiz Eduardo Guedes, o encontro tratou de iniciativas estratégicas como o projeto de testes de proficiência em língua inglesa, conduzido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceria com a Setec/MEC, e os encaminhamentos do programa MEC Idiomas, em construção junto ao Ministério da Educação.


A pauta também incluiu relatos sobre os grupos de trabalho do Fórum, que atuam em temas como capacitação de professores de línguas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), PEC-G, indicadores de internacionalização e novas missões internacionais da Rede para 2026 e 2027.


Outro destaque foi o anúncio do 1º Congresso de Internacionalização da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (COINTER), que será realizado em novembro deste ano, no Rio de Janeiro.


Forti

Em encontro, o Forti apresentou avanços no monitoramento do programa Conecta Rede, que entrou em sua segunda fase. De acordo com o coordenador, professor Fábio Macedo, após a criação dos indicadores de adesão, o Fórum validou agora os indicadores de uso efetivo dos serviços e deu início à terceira etapa, que contemplará indicadores financeiros, ampliando a transparência sobre gastos e economicidade dos recursos aplicados na Rede Federal.


Outro ponto de destaque foi o convite do Tribunal de Contas da União (TCU) para um diálogo sobre a auditoria que será realizada nas instituições federais de ensino. “Esse contato mostra a maturidade do Forti, que foi chamado para um diálogo sobre uma auditoria que eles vão fazer em todas as instituições federais de Ensino”, afirmou Macedo.

A pauta incluiu ainda a convocação de uma reunião extraordinária para concluir dois trabalhos em andamento: o plano de capacitação da Rede Federal, resultado de consultoria acadêmica, e as diretrizes de governança de dados e inteligência artificial, desenvolvidas em parceria com o FDI.


Forproext​​

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) do Conif realizou reunião voltada à atualização das atividades de seus grupos de trabalho e à discussão do Observatório de Egressos. Segundo o coordenador, professor Carlos Alexandre Amaral Araújo, os GTs apresentaram os avanços alcançados desde a última reunião, realizada em abril, compartilhando resultados e produtos desenvolvidos no período.


A pauta central foi a apresentação do status do Observatório de Egressos, iniciativa conduzida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com a Setec/MEC. Durante o encontro, foram detalhados os módulos já desenvolvidos e para esclarecimento de dúvidas e alinhamento com os participantes.


Forpog​​

O Forpog contou, em sua reunião presencial, com uma ampla participação de dirigentes. Segundo o coordenador do Fórum, o professor Rogério Teles, o encontro teve como principais pautas a elaboração das diretrizes de pesquisa, pós-graduação e inovação, que devem ser apresentadas ao Conif no início de 2026, e a reformulação do regulamento interno do Fórum, alinhada às alterações recentes no regulamento geral do Conselho.


Além desses temas, os participantes iniciaram uma discussão sobre o uso de inteligência artificial na pesquisa e na pós-graduação.


FDE​​

O FDE teve como foco três pautas principais. Segundo o coordenador, professor Alysson, o primeiro tema foi a aprovação definitiva das diretrizes para a formação de professores na Rede Federal, documento elaborado por um grupo de trabalho do Fórum, que agora será encaminhado ao pleno do Conif para aprovação e servirá como referência para as instituições.


O segundo ponto foi a eleição da nova coordenação do FDE, que ficará em período de transição até o final deste ano, assumindo oficialmente com a posse da nova presidência do Conif em 2026.


O terceiro tema discutido foi o acompanhamento dos grupos de trabalho (GTs) do Fórum, com possível redirecionamento de alguns projetos à luz da publicação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, da avaliação da EPT e de eventos recentes sobre inteligência artificial na educação. O coordenador destacou que os debates sobre esses temas continuarão na reunião agendada para outubro, em Brasília.


FPE

O FPE dedicou sua reunião ao monitoramento dos programas e ações voltados aos estudantes, em alinhamento à Lei nº 14.914, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Segundo a coordenadora, professora Nathalia da Mata, a regulamentação e o acompanhamento desses programas têm sido prioridade da agenda do Fórum em 2025.


O encontro abordou especialmente o uso do sistema Sispnaes, adotado pelo MEC neste ano como ferramenta piloto para o monitoramento da assistência estudantil em institutos federais e universidades. A pauta incluiu, ainda, a avaliação do processo de alimentação de dados no sistema e a definição de estratégias para aprimorar a coleta de informações, garantindo maior efetividade no acompanhamento dos programas acadêmicos estudantis.


Forcampo

O vice-coordenador do Forcampo, Chico Nogueira, relatou que a reunião foi organizada em quatro momentos. O encontro começou com o acolhimento e a apresentação da nova coordenação, seguida de reflexões sobre os objetivos e a relevância do Fórum como instância de assessoramento ao Conif, por meio das câmaras técnicas.


Na ocasião, também foi apresentado o balanço da gestão anterior, que destacou avanços como a parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), no âmbito do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), especialmente para a formação de professores voltados à educação do campo, das águas e das florestas, além da construção de um termo de cooperação técnica com a Embrapa, atualmente em fase de finalização.


Outro ponto de destaque foi a leitura da Carta de Barbacena, documento que sintetiza os debates e desafios discutidos no III Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas. Também foi confirmada a realização do IV Seminário do Forcampo, no Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro.


Por fim, foram estabelecidas as pautas estratégicas para o biênio 2025/2026. Entre as prioridades estão a organização do IV Seminário do Fórum, a discussão sobre a tipologia dos campi agrícolas (Portaria nº 713), a criação de indicadores específicos para os campi agrícolas na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), a melhoria da assistência estudantil (com foco em transporte, infraestrutura e refeitórios) e a inclusão do custo-fazenda na matriz orçamentária.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

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