Marcos de 2025 impulsionam a Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil

Há quatro anos, o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – 23 de setembro – entrou para o calendário oficial do Brasil. Com raízes que remontam a mais de um século de história – quando as primeiras escolas de aprendizes artífices foram criadas pelo então presidente da República, Nilo Peçanha (Decreto nº 7.566 de 1909) –, a Educação Profissional e Tecnológica continua a se reinventar ao longo do tempo.


Em 2008, a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trouxe um novo olhar para a EPT, estabelecendo um modelo inovador, público, gratuito e interiorizado, que se tornou sinônimo de educação de qualidade. Esse modelo parte de muitas premissas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tem como principal objetivo preparar os estudantes para o mundo do trabalho e à prática social.


E o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) não poderia deixar de relembrar a data. Por isso, convidamos você – terceirizados, servidores, estudantes e comunidade acadêmica – a mergulhar neste assunto conosco e conhecer alguns marcos deste ano.


Pela defesa dos interesses da Rede Federal


O Conif tem atuado de maneira perene junto ao Parlamento brasileiro e ao governo federal em busca da sustentabilidade das instituições associadas ao colegiado – os 38 institutos federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II – visando à expansão e à consolidação. Como parte das comemorações do Dia Nacional da EPT, dirigentes e estudantes de todo o país participaram de uma mobilização na Câmara dos Deputados, pleiteando a suplementação orçamentária de R$ 1 bilhão, com o objetivo de universalizar a alimentação escolar entre os estudantes das instituições.


Ao longo de 2025, o colegiado realizou diversas articulações e participou de audiências públicas no Congresso Nacional para defender o fortalecimento da política de assistência estudantil e a inclusão da Rede Federal no PNAE e no PNATE. O projeto de lei que propõe a alteração das Leis nº 10.880/2004 e nº 11.947/2009 para incluir as escolas da Rede Federal é de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) e tramita na Câmara dos Deputados. O Conif defendeu no Senado o fortalecimento da EPT no novo Plano Nacional de Educação (PNE), a fim de garantir a expansão da oferta de EPT no próximo decênio.


A 49ª Reunião de Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec) 2025 impulsionou novos avanços que ampliam o alcance e a relevância da EPT. Pela primeira vez, o evento contou com o cálculo oficial das emissões de carbono, realizado por meio da metodologia GHG Protocol. Essa iniciativa inédita reforça o compromisso das instituições com a sustentabilidade e serve de modelo para a educação profissional brasileira, que contribui para metas nacionais e internacionais de descarbonização.


A edição deste ano marcou também a primeira realização da Reditec Mulher, com um espaço dedicado ao debate sobre a participação das mulheres em cargos de liderança. Entre os temas discutidos estiveram a formação de lideranças femininas e políticas específicas para estudantes e servidoras. O encontro destacou-se ainda pela participação dos dois primeiros diretores-gerais surdos, conferindo ao evento um caráter ainda mais inclusivo.


Internacionalização


A internacionalização também se destaca entre os marcos de 2025. Missões estratégicas levaram dirigentes da Rede Federal e representantes do Conif ao México, iniciativa que teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos, além de criar mecanismos permanentes de colaboração entre os dois países.


No mesmo ano, o Conif assinou um memorando de entendimento com a Associação Chinesa de Educação para Intercâmbio Internacional (CEAIE), abrindo caminho para mobilidade acadêmica e projetos conjuntos em ciência e tecnologia. Outro destaque foi o II Seminário Luso-Brasileiro, que consolidou a cooperação com Portugal em experiências de mobilidade de estudantes e servidores, dupla formação e pesquisa conjunta, além de estágios, visitas técnicas e programas de curta duração.


Em âmbito multilateral, a Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, sigla em inglês) divulgou os resultados do estudo internacional sobre os sistemas de EPT dos países membros originais do bloco – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Com a presidência brasileira da BRICS-TCA em 2025, o Conif atuará no próximo trimestre com a organização de três eventos virtuais internacionais neste segundo semestre de 2025. Os webinários abordarão os temas: “Educação no campo e em áreas remotas”, “Inteligência artificial aplicada à EPT” e “Transição energética e energias verdes”. Os encontros serão realizados em inglês, com tradução simultânea para o português, e têm o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências e práticas inovadoras entre os países do BRICS.

Diretoria de Comunicação do Conif
Texto:
Marina Oliveira e Marcus Fogaça/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif (1)

Divulgação Conif (3)
Rafael Medelima (4)
​Capa: Rafael Araújo/Conif

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