Quatro programas de intercâmbio acadêmico parceiros do Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) mantém uma série de parceiros internacionais que proporcionam aos estudantes e servidores das instituições ligadas ao Conselho a possibilidade de intercâmbio e mobilidade. Listamos abaixo quatro programas que tiveram como parceiros o Conif e o Ministério da Educação (MEC) para a realização de atividades de intercâmbio. As ações foram desenvolvidas junto aos consulados dos Estados Unidos, Japão e Espanha.


1 – Alunas do Rede Federal são selecionadas para participar do programa Power4Girls


Setenta e três alunas do ensino médio na Rede Federal de quinze estados brasileiros foram selecionadas para participar, entre março e setembro de 2022, do programa Power4Girls - Empower to Lead!, programa com foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do CONIF. Em 2023 haverá uma nova edição do Programa.



2 – Estudantes da Rede Federal vão aos EUA participar do programa Jovens Embaixadores


Dezesseis estudantes da Rede Federal embarcaram para o Estados Unidos em julho para participar do programa “Jovens Embaixadores 2022”. O programa selecionou alunos que estão atualmente engajados em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e buscam a solução de problemas em suas comunidades. O programa, criado em 2002, é uma iniciativa da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Departamento de Estado norte-americano.


3 – Chamada pública seleciona estudantes para intercâmbio de curta duração no Japão


O Conif selecionou estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil). O objetivo do programa foi promover o intercâmbio de curta duração (sete dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes. Os estudantes foram acompanhados por servidores da Rede Federal e a viagem custeada pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e pela  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

4 – Conif seleciona estudantes para o Programa de Assistentes de Português na Espanha


Teve início em outubro as atividades do programa de Assistentes de Português na Espanha, em solo espanhol. As atividades serão implementadas até 31 de maio de 2023. O Programa tem o objetivo de aperfeiçoar a proficiência em português e em espanhol de todos os envolvidos, além de trabalhar competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia dos dois países. No Brasil, o programa é liderado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e tem o Conif como parceiro.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba