Cinco ações que trouxeram protagonismo ao Conif no ano de 2022

No decorrer dos últimos 14 anos, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem se apresentado com um importante indutor e propositor de políticas públicas para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Em 2022, esse trabalho que reuniu esforços dos 41 dirigentes das instituições congregadas ao Conselho, ganhou ainda mais pujança e reconhecimento. Relembre cinco momentos em que o Conif atuou como interlocutor da Rede Federal.


1 – Associações acadêmicas aderem ao Programa de Enfrentamento à Desinformação


O Conif se uniu à Andifes e à Abruem e aderiu ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarefa de conter a proliferação de notícias falsas que contaminaram o processo democrático brasileiro, não apenas no contexto das Eleições Gerais de 2022. No primeiro semestre de 2022, o Conif também liderou uma ação de incentivo aos jovens com idade entre 16 e 17 anos para tirarem o título de eleitor.


2 – Conif é homenageado com Prêmio Darcy Ribeiro de Educação pela Câmara dos Deputados


O Conif foi um dos agraciados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. A indicação foi feita pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), em função da natureza do Conselho, que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. A premiação nasceu em 1998 e é concedida anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a pessoas e entidades que se destacam na defesa e promoção da educação no Brasil.


3 – Rede Federal ganha página para promover suas instituições junto à comunidade acadêmica


O Conif lançou a campanha Tem na Rede, que é voltada a promoção e divulgação da Rede Federal.  A ação marca o lançamento do portal redefederal.org.br, que reúne uma breve síntese da história da Rede Federal, informações das 41 instituições que compõe o Conif, além de notícias com foco no compartilhamento de projetos ligados ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Internacionalização.


4 – Pará recebe a Reditec 2022


A 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022 aconteceu em Belém do Pará e teve como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”. O objetivo do evento foi falar sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociais, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil. A Reditec 2022 contou com a participação de mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal. O evento teve transmissão ao vivo.  


5 – Docentes são convidados para seminário sobre formação de professores na Rede Federal


O I Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal: Caminhando para a Construção de Diretrizes foi organizado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), vinculado ao Conif. Para contribuir e fomentar os debates institucionais sobre o tema do seminário, o FDE elaborou o documento “Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes”, que foi encaminhado aos participantes e disponibilizado no site do Conif.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba